Empresa eliminou o descarte de meia tonelada de copos plásticos, além de realizar ações que impactaram mais de 700 pessoas
A Accesstage – empresa especializada em pagamentos B2B e Gestão Financeira -, leva muito a sério seu compromisso às ações ligadas a ESG, muito antes desta sigla entrar na moda. Bem além de sua missão que é impulsionar a prosperidade financeira das empresas com suas soluções e serviços ofertados ao mercado, a Accesstage, ao longo de sua jornada, iniciada em 2001, sempre investiu e continua investindo em ações que visam beneficiar o meio ambiente e as pessoas (de dentro da organização e seu entorno).
Recentemente, a empresa aboliu a utilização de copos descartáveis e adotou copos sustentáveis feitos com fibra de madeira. Ecologicamente correto e totalmente personalizado, o copo também carrega seu charme e foi entregue aos colaboradores com o nome de cada um.
Com essa ação, a empresa também reforça que faz a sua parte quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. “A eliminação do uso de copos plásticos em nosso dia a dia contribui para a redução de cerca de 400ml de água por copo produzido, diminuindo o uso de combustíveis fósseis, além de contribuir com a redução do lixo também, pois se pensarmos em cerca de 200 pessoas circulando pelo escritório, consumindo café, água, chá e outras bebidas, ao longo do mês são cerca de 46 mil copos plásticos descartados. Em um ano esse volume contabiliza 552 mil copos. Uma quantia que certamente afeta o nosso ecossistema”, afirma a CHRO da Accesstage, Maria Funari.
Mas essa é apenas uma entre as inúmeras ações sustentáveis que a Accesstage pratica. No primeiro trimestre deste ano, a companhia publicou seu primeiro balanço social. O documento que pode ser consultado no site da empresa (www.accesstage.com.br) apresenta números impactantes de ações realizadas em 2023 e que envolveram todos os colaboradores da organização, muitas vezes convidados a atuar voluntariamente em diversas causas.
Entre elas, ganha destaque o “Ciclo Solidário”, ação que reuniu os colaboradores em prol de arrecadação e distribuição de kits de higiene íntima para meninas e mulheres em situação vulnerável. No total, foram 226 itens doados para 138 pessoas. A empresa também contou com a parceria de seus colaboradores na arrecadação e doação de agasalhos e brinquedos. Foram 118 roupas de frio arrecadadas e 50 brinquedos distribuídos para crianças carentes que são atendidas pela Instituição Mão na Massa.
A arrecadação e distribuição de alimentos para a ONG foi um show a parte. Vários eventos internos da empresa contaram com ingressos solidários. O desfecho não poderia ser diferente. Ao longo do ano foram 566 itens alimentícios arrecadados e doados para a instituição que cuida e ampara famílias inteiras.
Além dessas, a ação “Natal Solidário”, que consistia em entregar um kit presente com roupa, calçados, brinquedos e doces para crianças de 0 a 17 anos, bateu o recorde de arrecadação com a entrega de 336 kits.
“Como toda empresa, nós acreditamos que se cada um fizer a sua parte, o mundo começa a se tornar um lugar melhor para várias pessoas que precisam de cuidado. E com isso nós enxergamos que não basta ter ações assim ligados ao CNPJ, é preciso que cada pessoa se envolva e perceba a necessidade de agir em prol do outro. E o mais gratificante é que não precisamos, em momento nenhum, reforçar isso. Todos os colaboradores Accesstage prontamente se envolveram nas ações. Isso nos mostra que nossa cultura é forte e nossos valores estão, realmente, disseminados e arraigados entre todos que fazem parte do dia a dia da empresa”, comenta Maria.
Além dessas, outra ação que ganhou força foi o incentivo à doação de sangue em parceria com o Banco de Sangue de São Paulo. Vários colaboradores se aliaram a essa campanha e deixaram sua marca na vida de pessoas que precisavam deste apoio.
As ações não param por aí. Pensando em desenvolver e preparar jovens para o mercado de trabalho. A Accesstage apoia o IOS – Instituto Organização Social -, desde 2010. A parceria já trouxe vários jovens aprendizes para o dia a dia da companhia. Muitos se desenvolveram, cresceram profissionalmente e hoje atuam como analistas. Além disso, a Kaspper (consultoria de software) – uma das investidas do Grupo Accesstage -, lançou a Kaspper Academy, um projeto social que apoia a formação de jovens e, também, a atualização de profissionais mais experientes. No total, cerca de 100 profissionais já contaram com este apoio e muitos foram inseridos no mercado de trabalho.
Com um histórico deste, a Accesstage reforça a importância de manter um alinhamento entre o discurso e a prática. “Enxergamos a importância da empresa na sociedade. É um grande ecossistema no qual todas as pontas precisam estar alinhadas em conformidade. Quando a empresa pensa e age desta forma, não impacta somente seu próprio negócio, mas toda a cadeia da economia. Se cada um cuidar um pouco do seu próprio quintal, oferecendo o que há de melhor para as pessoas ao redor, o mundo certamente se torna um lugar melhor e mais justo para todos”, concluí o CEO do Grupo Accesstage, Celso Sato.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MICHELE DE SOUZA VITOR FRANCA
michele.vitor@accesstage.com.br