Estão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Militar de Minas Gerais para o Curso de Formação de Soldados. O edital oferta 3.102 vagas com remuneração de R$ 4.360,83 para a jornada 40 horas semanais aos candidatos aprovados. As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro no site da instituição e exige o pagamento de taxa no valor de R$ 101.
De acordo com a Lei Estadual, têm direito à isenção os candidatos que comprovarem não possuir condições financeiras para arcar com a despesa sem prejuízo de seu próprio sustento. Mas, para isso, eles devem ingressar com o pedido até 2 de agosto.
Organizada por uma comissão própria, a prova objetiva para ingressar no curso está marcada para 20 de outubro. Além desta fase, o concurso é composto por outras duas: as Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde e a Avaliação Física Militar (AFM).
– A PMMG é uma das melhores instituições policiais militares do Brasil. Além do prestígio que tem com a população mineira, possui excelentes equipamentos e infraestrutura, apresentando uma interessante carreira a quem ingressar. A remuneração aumenta de acordo com o tempo e é bastante justa, ainda mais considerando que Minas Gerais não possui o custo de vida tão elevado no comparativo com outros estados – salienta o professor do Gran Concursos Érico Palazzo.
O corpo docente do Gran analisou o edital do concurso e traz ainda outras informações importantes do processo seletivo. São requisitos para ingresso no Curso de Formação de Soldados ser brasileiro(a), ter nível superior de escolaridade, estar quite com as obrigações eleitorais e militares, ter entre 18 e 30 anos, ter Carteira Nacional de Habilitação válida (no mínimo, na categoria “B”), possuir idoneidade moral, ter altura mínima de 1,60 m, ter aptidão física e não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.
A prova, de caráter eliminatório e classificatório, é formada por 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas e a seguinte divisão por disciplinas: Língua Portuguesa (20), Literatura (5), Noções de Língua Inglesa (5), Noções de Direitos Humanos (10) e Raciocínio Lógico-Matemático (10). Como cada questão vale dois pontos, a avaliação escrita totalizará 100 pontos. Os candidatos terão três horas para responder às perguntas.
Serão convocados para a segunda fase, dos exames de saúde, os candidatos mais bem classificados. Aqueles que não forem eliminados seguirão para a terceira etapa, em que terão de demonstrar força muscular de abdômen (abdominal remador), força muscular dos membros superiores e resistência aeróbica (corrida de 2.400 metros).
Os aprovados serão soldados de 2ª Classe e durante o curso de formação terão como benefícios abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THALITA CARVALHO PESSOA
thalita.pessoa@fsb.com.br