No dia 25 de julho foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data que faz referência à Tereza de Benguela, líder que comandou o quilombo de Quariteré, no século XVIII, e a luta das mulheres negras por seus direitos e posicionamento político. O julho das pretas também é um convite para que a sociedade reflita sobre desigualdade de gênero e raça, tendo as mulheres negras como o centro do debate.
Inspiradas por Tereza de Benguela, líderes da contemporaneidade têm hackeado o sistema, que muitas vezes tentou excluí-las, rompendo barreiras e paradigmas sociais para redefinir o significado de sucesso em seus respectivos campos. Seja na tecnologia, nos negócios, na ciência ou na comunicação, essas mulheres demonstram resiliência e inovação, que inspiram novas gerações.
Conheça algumas dessas mulheres:
Rachel Maia – Conselheira, empresária e CEO da RM CIA 360
Fundadora e CEO da RM Cia 360, empresa focada em Impacto Social e Ambiental, Rachel Maia foi CEO da Lacoste, Pandora e Tiffany & Co. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do Pacto Global Brasil e fundou, em 2018, o Instituto Capacita-me, instituição dedicada à Educação e à Empregabilidade para pessoas maiores de 18 anos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fomentando sempre a transformação por meio da Educação.
Viviane Elias Moreira – Executiva de alta gestão e resiliência corporativa
Head de operações, riscos e governança na Circular Brain, Viviane possui mais de 15 anos de experiência em gerenciamento de riscos e crises corporativas, resiliência corporativa, gestão de operações e controles internos. Também é professora de negócios com propósitos, startups one e treinamento corporativo na FIAP, professora no curso de MBA em ESG da Ibmec RJ/Exame Academy, professora no curso de MBA em ESG da Ibmec SP e MBA em ESG na PUC Minas educação digital. Está atenta as pautas sobre diversidade e inclusão, ESG, sobretudo no S, de social e no G, de governança corporativa.
Viviane Duarte – Empreendedora e CEO da Plano Feminino
Fundadora e CEO da Plano Feminino, consultoria pioneira que há 14 anos atua construindo narrativas na propaganda e ações corporativas que gerem equidade de gênero e diversidade, Vivi Duarte é presidente do Instituto Plano de Menina, projeto social com foco em capacitar e conectar meninas a oportunidades de trabalho. Autora do livro “Quem é você na fila do pão?”, recentemente fechou sociedade com a Mynd, maior agência de cultura digital, música, talentos e marketing de influência do Brasil.
Juliana Oliveira – CEO e Fundadora da Agência Oliver Press
Jornalista com 18 anos de experiência, vencedora do Troféu Mulher Imprensa na categoria Consultoria de Comunicação Agência 2023, Juliana Oliveira iniciou a carreira em redação de revistas. Pouco tempo depois, migrou para a área de assessoria de imprensa, especializando-se no atendimento de clientes de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Nos últimos 10 anos, atuou na comunicação de mais de 300 startups. Em 2015, criou a Oliver Press. Atualmente, também atua como Consultora do Mover (Movimento pela Equidade Racial) e Pacto Global da ONU.
Adriana Barbosa – diretora-executiva da PretaHub e fundadora do Festival Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina
Em 2024, foi reconhecida pela revista TIME entre as 18 lideranças globais que fazem a diferença no mercado de trabalho racial, única brasileira na lista. Em 2020, foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo do Ano, pelo Fórum Econômico Mundial, e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab. É uma das principais empreendedoras de impacto social e economia criativa do Brasil e da América Latina.
Fernanda Ribeiro – Cofundadora e CEO da Conta Black e Presidente da Associação AfroBusiness
Fernanda Ribeiro é Presidente da Associação AfroBusiness, co-fundadora e CEO da Conta Black. Conselheira Administrativa no Instituto C&A, líder de diversidade da Associação Brasileira de Fintechs e Embaixadora da Rede Ibero-Americana de Mulheres em Fintech e vencedora do Prêmio Empregueafro Talento da Diversidade. Dedica-se ao desenvolvimento de ações e programas para fomento da diversidade, inclusão econômica e social relacionados às temáticas de gênero e étnico-raciais, com ênfase em empreendedorismo e finanças.
Marta Celestino – CEO da Ebony English
Com mais de 25 anos de experiência em multinacionais nas áreas financeira e marketing, Marta Celestino trouxe seus talentos para a Ebony English em 2014. Marta é pesquisadora, consultora em inovação e diversidade, palestrou no TEDx São Paulo e é apaixonada por construir pontes com a diáspora africana.
Ana Fontes – Head da delegação brasileira Woman 20 (W20)
Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui Pós-graduação em Relações Internacionais pela USP, Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Especialização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem – PDE pela Fundação Dom Cabral. Atua como Co-coordenadora da Gestão Empreendedora para Mulheres na FGV e é professora no programa “Empreendedorismo em Ação”, no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Ela também é membro do conselho no Instituto Avon, na Seguros Unimed e na Universidade Anhembi-Morumbi.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAISE ALVES DE CARVALHO SILVA
laise@oliverpress.com.br