A Grano Alimentos, maior produtora de vegetais congelados do país, após a captação do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) Social no valor de R$ 70 milhões, reforça o compromisso com a vertente ESG anunciando o lançamento do primeiro relatório de sustentabilidade. O documento foi desenvolvido com base nas normas da Global Reporting Initiative (GRI), versão 2021 (GRI 2-3), e apresenta diversas iniciativas, metas e atividades relacionadas à sua estratégia nos pilares ambiental, social e governança corporativa.
A Grano dá mais um passo no seu objetivo de colocar o segmento como referência em ações de ESG. O documento traz conquistas importantes para a empresa no ano de 2023 como estarem presentes em mais de 60 mil pontos de venda, o uso de fontes de energia elétrica 100% renováveis, contar com um quadro de colaboradores composto por 55% de mulheres, que ocupam 39% dos cargos de liderança e conquistar a certificação em Segurança do Alimento BRCGS com nota máxima.
Metas para os próximos anos
Como próximos passos, a empresa definiu algumas metas específicas e planos de ação bem estruturados como: a realização de um inventário de gases do efeito estufa e o estabelecimento de metas de redução em 2024, implementação de um programa de gestão energética em 2025, visando reduzir a intensidade do consumo de energia até 2030, e contar com 50% de mulheres em cargos de liderança até 2028.
“Sempre nos preocupamos em produzir alimentos saudáveis, de maneira sustentável, respeitando as questões ambientais e sociais, e construindo uma governança sólida, íntegra, justa e transparente. Em outras palavras, a consolidação desse relatório é apenas uma formalidade do que temos aplicado nas nossas operações desde a nossa fundação”, explica Michele Lopes, Diretora de Sustentabilidade da Grano Alimentos.
Atuação na área de responsabilidade social
Considerada uma grande aliada da agenda ESG, as ações de responsabilidade social também são o foco da Grano Alimentos. Desde o início da crise no Rio Grande do Sul, a empresa promoveu ações para apoiar gaúchos após fortes chuvas no estado e foi capaz de doar alimentos, produtos de higiene e limpeza, água e cobertores.
Compreendendo a gravidade dos impactos econômicos das inundações, a empresa também tomou medidas para apoiar diretamente os setores comercial e agrícola. E para revitalizar a economia local e promover os produtos regionais, a Grano Alimentos lançou ainda a campanha “Produto Gaúcho”, ativada em pontos de venda de redes de supermercados, que visa não apenas impulsionar as vendas dos produtos locais, mas também reafirmar o orgulho e a resiliência da produção gaúcha.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
maria.elisa@vcrp.com.br