Se a rotina de trabalho consome muita energia, imagine para os jovens que estão cursando uma carreira universitária e precisam trabalhar. Jornadas de oito horas, aulas noturnas, ônibus, trânsito, estresse, estágio e vida social são parte a rotina de 15% dos jovens entre 18 e 24 anos, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com informações do Ministério do Trabalho e Emprego.
A Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Karina Pelanda, lembra que muitos jovens precisam vencer os desafios diários sem perder o ânimo e o foco:
“Não é apenas o cansaço físico, mas o mental. Além da rotina de trabalho e dos estudos, ainda há a rotina em casa, com família, pais e até filhos, sem contar o deslocamento constante. Muitos jovens universitários estudam justamente pensando em uma carreira melhor enquanto precisam pagar seus estudos e ajudar em casa, então a pressão é alta”.
A rotina precisa ser alinhada
Para a especialista, os jovens que vivem essa “dupla” jornada não podem descuidar do tempo, principalmente quando se trata de descanso. Noites de sono bem definidas, entre sete e oito horas, já ajudam a recompor a energia diária:
“Um corpo descansado reflete no sistema imunológico, ajuda na memória e possibilita um dia com menos estresse. Se o jovem entra no trabalho às oito horas da manhã e sai para a faculdade às 18 horas, ele está o dia todo fora de casa, portanto o tempo que sobra precisa ser bem aproveitado. Por mais complicado que seja encontrar tempo, o ideal é ter alguma atividade física, nem que seja uma caminhada na praça do bairro, logo cedo, ou meia hora de alongamento”.
Tecnologia é aliada
Alguns aplicativos ajudam e criar rotinas planejadas, para trabalho ou estudo. Desde bloqueadores de notificações até blocos de notas, o universo de apps que ajuda tanto na gestão do tempo como na aprendizagem se expande diariamente. Quem passa muito tempo no transporte público pode consumir novos conteúdos, atualizar alguma tabela ou qualquer outra atividade:
“A tecnologia pode ser usada para descansar a mente, relaxar mesmo. Ouvir podcasts e audiobooks pode tornar o trajeto entre casa, trabalho e estudo, um pouco mais relaxado. Depende do objetivo de cada pessoa” completa a especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
aroldoglombjunior@gmail.com