Quanto maior for o tamanho da empresa, maiores são as chances de emprego? Até agora, o ano de 2024 está mostrando que essa hipótese pode não ser totalmente correta. O levantamento realizado até maio, os pequenos negócios foram responsáveis pela criação de seis em cada 10 novos empregos no Brasil, como evidenciado na pesquisa do Sebrae, baseada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Nos primeiros cinco meses de 2024, mais de 655 mil novos postos de trabalho de um total de 1 milhão de vagas abertas foram em pequenos negócios.
Os números apontam a força dessas empresas na criação de novas oportunidades de trabalho na análise de Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA. Para a especialista, o volume de empresas nesta categoria ajuda na criação de vagas, e os candidatos precisam estar atentos:
“Muitos candidatos focam suas buscas apenas em grandes empresas e encontram dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho. Nem sempre as maiores empresas têm vagas abertas, e não há nada de ruim em trabalhar em pequenas e médias empresas. Pelo contrário, muitas oferecem bons benefícios e fornecem experiência que pode, no futuro, ajudar a abrir portas para uma empresa maior.”
Pequenos negócios, grandes oportunidades
Karina lembra que empresas de menor porte podem ser excelentes espaços para criar uma carreira sólida. Uma empresa de porte médio, por exemplo, pode começar a expandir para outros mercados e necessitar de novos talentos.
Os empregos estão sendo criados em todas as vertentes, e uma empresa local pode proporcionar o mesmo crescimento profissional que as gigantes consolidadas no mercado:
“O candidato não precisa se fechar em apenas um tipo de segmento ou tamanho de empresa, pois as chances de serem notados pelo mercado são iguais. Ao procurar emprego, é importante o candidato entender que uma empresa que não é tão famosa pode servir tanto como trampolim para um sonho maior quanto surpreender e entregar uma carreira completa, justo onde menos se espera” completa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
aroldoglombjunior@gmail.com