Etapa aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, em unidade do frigorífico Fridosa
Iniciativa foi criada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)
A segunda etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024 ocorreu entre os dias 17 e 19 de junho na unidade do frigorífico Fridosa em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. Foram avaliados 1.114 animais, sendo 699 machos não castrados e 415 fêmeas. A realização desta etapa foi uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu), além da Fridosa, com a participação de 23 pecuaristas.
“Cada etapa realizada em Santa Cruz de La Sierra nos permite observar a qualidade dos animais avaliados e o comprometimento dos pecuaristas participantes. Estamos satisfeitos com o acabamento de gordura nas carcaças, o que demonstra o contínuo avanço dos neloristas locais na melhoria da raça Nelore e na criação de animais de alta qualidade”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Santa Cruz de La Sierra, desempenha um papel fundamental na pecuária boliviana. “A ACNB valoriza o empenho dos pecuaristas bolivianos em fortalecer e buscar constantemente o avanço da raça Nelore”, finaliza Locateli.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Entre os machos avaliados, 83% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes, indicando uma faixa etária média de 2 anos, e 54% tinham dentição de leite completa, o que indica uma idade entre 18 a 20 meses. Além disso, esses machos possuíam em média 19,4 arrobas. Em relação à qualidade, 64,4% dos animais exibiram uma cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Confinamento, as medalhas foram distribuídas da seguinte forma: Mônica Marchett, da Agropecuária Mônica (da cidade de Pailón), conquistou a Medalha de Ouro; André Saavedra Aponte, da Hacienda Sonia Pilar Norte (Cabezas), recebeu a Medalha de Prata; e Mário Ignácio Anglarill Serrate, da Ganaderia El Trebol (Cabezas), ficou com a Medalha de Bronze.
No Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, a Medalha de Ouro foi concedida a Alberto Asato da Hacienda La Fortuna (Carmen Rivero Torrez). Gilberto Chaves Justiniano da Cabaña Marisol (San Julian) conquistou a Medalha de Prata, enquanto Wilhelm Frerking Ortiz da Hacienda La Selva (Pailón) recebeu a Medalha de Bronze.
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
No segmento das fêmeas avaliadas, 94% desses animais exibiu até 2 dentes incisivos permanentes, indicando cerca de 2 anos de idade, sendo 53% dos animais com dentição de leite completa, com cerca de 18 a 20 meses de idade. No quesito peso, a média foi de 15,5 arrobas. Além disso, 81,4% das fêmeas exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
A Medalha de Ouro na categoria de Melhor Lote de Carcaças Terminadas em Confinamento foi entregue à Haciendas Ganaderas Chiquitanas S/A, da Hacienda Guarayito (de Pailón). Este lote também conquistou a Medalha Ouro Branco, pela qualidade e uniformidade dos animais do lote. A Medalha de Prata foi concedida ao Raul Alberto Roca Guzman da Hacienda El Cañadon (Pailón). Enquanto Carlos Enrique Muñoz Añez da Cabaña Moxos (Okinawa), recebeu a Medalha de Bronze.
Na categoria de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens, Alejandro Diaz Salek da Hacienda Guineal (San Pedro) foi agraciado com a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi conferida à Liliana Nashir Nieme Suarez, da Hacienda Urucu (San Mathias). Já a Medalha de Bronze, foi atribuída a Gilberto Chaves Justiniano da Cabaña Marisol, (San Julian).
Além disso, os três lotes ganhadores do Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens também conquistaram Medalhas Ouro Branco, pela qualidade e uniformidade dos animais.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN), com apoio do frigorífico Minerva.
O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Seus resultados consolidados serão conhecidos na Nelore Fest 2024, grande celebração da raça no país, em 7 de dezembro, em São Paulo (SP). Os convites individuais para o evento já estão sendo comercializados. Saiba mais pelos telefones (11) 3293-8900 e (11) 99145-2165.
Sobre a ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GRAZIELE CRISTINE DIAS DE OLIVEIRA
graziele@textoassessoria.com.br