Sabe aquele pedacinho de terra que sobrou perto de sua casa? Adote-o. Faça dele um oásis. Não há espaço que não possa acolher uma árvore, um arbusto, uma folhagem. A natureza vai agradecer. E você também vai ganhar. De várias formas: sentir-se-á ligado ao ambiente que o acolhe e garante sua qualidade de vida. Ajudará a reduzir a temperatura elevada nestes tempos que são os mais quentes da História da humanidade. Colocará um acréscimo à paisagem, que fica tão triste quando não tem verde.
Isso é perfeitamente possível e tem sido feito em larga escala no Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do nosso Estado. Ali, na Fazenda Santa Rosa, município de Euclides da Cunha, restaura-se a reserva legal, por iniciativa do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e responsável do projeto ARR Corredores da Vida.
Isso pode ser feito em todas as cidades. Todas elas, neste nosso Brasil que, à chegada dos portugueses, em 1500, era um imenso complexo florestal, hoje tem terras abandonadas. No campo e na cidade. Faltam bilhões de árvores para nossa nação. Sem elas, não temos água, não temos chuva, só temos elevadas temperaturas, que causam enfermidades e encurtam a vida humana.
Plantar faz bem para a saúde física e mental. É o legado que todos podem deixar para a posteridade. Mas a natureza é tão generosa, que você mesmo irá colher os benefícios desse plantio, pois há espécies na nossa riquíssima biodiversidade, que se desenvolvem bem depressa.
Faça você também o seu jardim, a sua mini-floresta, o seu pomar, a sua horta. É um prazer indescritível coparticipar da obra divina de tornar o mundo melhor. Só depende de você!
*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
lucianafeldman@gmail.com