De acordo com um levantamento da Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, feito com mais de 150 pessoas sobre as práticas nas empresas onde trabalham, as pesquisas de clima organizacional para entender as necessidades das pessoas colaboradoras, com 54% das menções, são a principal iniciativa das organizações para desenvolver políticas e/ou programas de saúde mental eficazes. Na sequência, 27% disseram que a empresa incorpora as políticas e/ou programas de saúde mental aos valores e à cultura organizacional, e 20% mencionaram a avaliação regular das práticas para garantir que os programas sejam eficazes.
De acordo com Tatiana Romero, Diretora de Recursos Humanos da Ticket, esse acompanhamento é fundamental para mensurar a efetividade das iniciativas voltadas para o bem-estar emocional das pessoas e uma importante diretriz para mudanças de rumo. “Políticas de saúde mental só são relevantes se apresentarem resultado no bem-estar das equipes. Por isso a importância de acompanhar de perto e periodicamente os resultados das ações”, comenta a executiva.
Ainda segundo o levantamento, a principal medida que as companhias adotam para apoiar os colaboradores que estão passando por problemas de saúde mental, com 44% das respostas, é a criação de um ambiente de trabalho positivo e saudável, com políticas que promovem o bem-estar de todos. Na sequência, foram mencionados por 21% das pessoas respondentes o reconhecimento e a valorização das diferenças individuais, incentivando a diversidade de pensamento e de perspectivas.
A mesma pesquisa revelou as iniciativas das empresas para identificar sinais de problemas de saúde mental entre suas pessoas. A criação de um ambiente de trabalho positivo e saudável foi o destaque, com quase 46% das menções, seguida do monitoramento do desempenho dos profissionais, procurando por sinais de declínio, citado por 36%. Já sobre como elas apoiam quem está passando por problemas de saúde mental, 32.5% oferecem licença, remunerada ou não, para quem precisa se ausentar do trabalho, e 31% fornecem aconselhamento e terapia gratuitos ou com desconto.
De acordo com Tatiana Romero, abordar problemas de saúde mental no ambiente de trabalho de forma confidencial e eficaz é um desafio para muitas empresas. Quando questionados sobre como o tema é tratado no local onde trabalham, 39% disseram que há a criação de um ambiente de apoio e aceitação, 32% mencionaram a disponibilização de recursos de apoio aos colaboradores que estão passando por problemas de saúde mental, e 28% disseram que há treinamentos para as lideranças sobre como abordar o assunto com os seus times. “O importante é criar mecanismos para que as pessoas se sintam à vontade para expor suas emoções, sem receio de serem expostas ou julgadas. Daí a importância de se criar uma cultura de acolhimento e de treinar a gestão para lidar com o tema da forma mais natural possível”, conclui a diretora de RH da Ticket.
Sobre a Ticket
Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 720 mil comerciantes credenciados.
A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.
A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 60 milhões de usuários, mais de 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.
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THAIS E SILVA
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